metodologia

A nossa metodologia de consultoria focaliza-se na obtenção de resultados, simplicidade, trabalho de equipa e responsabilidade:

1. Formação

É indispensável que os dirigentes e a equipa de implementação sejam conhecedores do caminho a percorrer e participem no processo de implementação. Assim, e ajustado à realidade da empresa faremos workshops ou acções de formação para preparar toda a equipa

2. Diagnóstico

Com o objectivo de produzir um “Plano de Implementação” ajustado ao contexto e às expectativas das partes interessadas, realizamos um “Gap Analysis” identificando para cada requisito normativo as acções a implementar. A selecção da melhor opção para atingir os resultados pretendidos é da responsabilidade da Organização devendo o consultor propor um conjunto de soluções adaptadas à Organização. Este “Plano de Implementação” constitui o referencial de monitorização do progresso alcançado a usar em reuniões de monitorização.

3. Implementação

Nesta etapa as acções são implementadas, avaliados os resultados obtidos e se necessário identificadas novas acções a desenvolver. Por cada reunião é elaborado um registo das decisões tomadas e dos assuntos a tratar em próxima reunião.
Por cada reunião é elaborado um registo das decisões tomadas e dos assuntos a tratar em próxima reunião. Em intervalos periódicos planeados é actualizado o “Plano de Implementação”.

4. Auditoria Interna

Após a implementação das acções para obter conformidade com o referencial normativo, nomeamos um auditor para aferir da conformidade com os requisitos através de uma “auditoria interna”. Esta “auditoria interna” é documentada por um relatório conclusivo sobre a aptidão da Organização para a auditoria de certificação.

5. Certificação

Apoiamos a selecção do “Organismo de Certificação”, e acompanhamos a “auditoria de concessão” e resposta a eventuais não conformidades detectadas, ou seja, a nossa intervenção termina apenas com a obtenção da Certificação.